Desporto Escolar (DE) e do contributo da classificação da disciplina de Educação Física (EF) para o acesso ao Ensino Superior.

27-01-2011 12:48

Caros colegas,
 
Na sequência da mensagem anterior, vimos informar que temos continuado a trabalhar, em estreita colaboração com o Cnapef, nos assuntos do Desporto Escolar (DE) e do contributo da classificação da disciplina de Educação Física (EF) para o acesso ao Ensino Superior.
 
O Sr. Secretário Adjunto da Educação respondeu à nossa solicitação, aceitando receber-nos no dia 3 de Fevereiro, pelas 15h30m. A agenda constará da análise das recentes decisões sobre aquelas duas matérias. 
  Aí afirmaremos a necessidade absoluta de manter o estatuto do DE e apresentaremos a proposta que nos parece manter a equidade de estatuto da disciplina de EF com as restantes disciplinas, na sequência da sugestão da  Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap).
Embora tenha garantido aceitar a posição que abaixo descrevemos, esta organização aventou, anteriormente, a possibilidade de ser estritamente a classificação da nossa disciplina a deixar de ser considerada no acesso ao Ensino Superior. A nossa proposta corresponde a uma das opções realizadas, há alguns anos, pelo Grupo de Acompanhamento da Reforma do Ensino Secundário do Conselho Nacional da Educação, na qual se sugeriu que os alunos pudessem eleger uma disciplina, de entre todas as da formação geral, para não ser considerada no cálculo da média de acesso ao Ensino Superior. Desta forma, os alunos poderão optar por incluir a nota da disciplina de EF se esta lhes for favorável (o que acontece na esmagadora maioria dos casos).
Informamos também que na sequência do encontro entre o Cnapef e a Confap, estas duas organizações, conjuntamente com a Spef, acordaram uma posição conjunta no sentido das propostas acima descritas, que será entregue à Sra.  Ministra da Educação.
Simultaneamente, fomos contactos pela Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE), que nos expressou a sua vontade em tomar uma posição idêntica sobre o assunto do Desporto Escolar. Reuniremos com a sua Presidente no dia 1 de Fevereiro para acordar uma posição conjunta sobre este assunto e também sobre a classificação da EF.
 
Com os nossos melhores cumprimentos,
 
A direcção da SPEF
 
Marcos Onofre