4ll - festival de Educação fisica, desporto, turismo e lazer

 
 

FORMADOR

Pedro Fernando Ferreira Lagarto

DESTINATÁRIOS

Professores dos Grupos 260 e 620

RELEVA

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.

ACREDITADO PELO

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

ENQUADRAMENTO

Esta ação tem como objetivo dar resposta às necessidades existentes nos cursos de formação profissional, que no panorama nacional representam já uma elevada percentagem de alunos a frequentar, surgindo por isso a necessidade de coordenar estratégias e metodologias de forma a possibilitar uma melhor abordagem no processo ensino e aprendizagem. A excelência das condições físicas existentes no concelho de Ílhavo, aliada ao elevado conhecimento teórico e prático dos palestrantes possibilitará, certamente, uma atividade inovadora de grande interesse para os participantes.

OBJETIVOS

Conhecer os contextos organizacionais e formas práticas dos vários cursos; Identificar os aspetos diferenciadores de sucesso do processo ensino aprendizagem nos cursos profissionais; Conhecer as várias tendências do mercado de trabalho; Conhecer legislação e regulamentação, funções, responsabilidades no normal desenvolvimento de atividades físicas ou desportivas nos vários contextos; Conhecer o modo de utilização e regulamentação dos materiais e equipamentos conforme o âmbito da atividade proposta.

CONTEÚDOS

1- Os Desportos coletivos e individuais enquanto conteúdo de ensino. As referências fundamentais, nomeadamente nas disciplinas clássicas de Andebol, Basquetebol, Futebol e Voleibol, nos desportos coletivos e individuais ao atletismo e ginástica 2- Referências às modalidades nomeadamente à corrida de orientação em circuito citadino; Minigolfe em várias vertentes de inclusão nomeadamente para cegos; Tag ruby, bicicleta em cidade, Canion, ténis de mesa, jogos tradicionais, atividades aquáticas, tais como o surf, a vela e canoagem; 3- Estrutura formal e funcional, estrutura formal - as regras de jogo e meios táticos de grupos. Sistemas Ofensivos e Defensivos – individuais, zonais e mistos 4- Pressupostos básicos do ensino dos desportos coletivos e individuais; 5- As diferentes formas de abordagem dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC), e Desportos Individuais.; 6- Abordagem centrada no jogo, com recurso a jogos reduzidos 7- Diferentes níveis de jogo no ensino e suas formas de aplicar como lazer e turismo; sobretudo os desportos aquáticos 8- Da aprendizagem motora à animação desportiva – 1º e 2º níveis. Jogo Adaptado (em terreno de jogo reduzido) e também situações simples de adaptação ao desporto aquático. 9- Resolução de problemas básicos: descentralização em relação à bola, ocupação racional do espaço e progressão no terreno de jogo e soluções simples de dar nós e técnicas de manobras de barco à vela. 10- Da animação desportiva à iniciação desportiva – 3º e 4º níveis. Do jogo adaptado (em terreno de jogo formal) ao jogo formal e aplicação também nos desportos aquáticos. 11- Organização curricular do ensino dos Desportos coletivos e individuais; 12- Os Desportos Coletivos e Individuais no desporto escolar e profissional – formas de organização e competição. 13- Conhecer metodologias para o processo ensino aprendizagem das atividades aquáticas; 14- Demonstrar habilidades motoras básicas no deslocamento aquático, usando os dados utilitárias, as remadas e sustentações básicas, os nados híbridos e as habilidades de nado sincronizado; 15- Conhecer e demonstrar habilidades de resgate aquática e no uso de técnicas específicas em águas abertas; 16-Conhecer e abordar o desporto e Turismo de Natureza visa a formação de profissionais capazes de conceber, planificar, organizar e acompanhar programas de Desporto e Turismo de Natureza, com autonomia para enquadrar os respetivos participantes e podendo também colaborar na gestão e controlo de instalações e equipamentos inerentes a esta área de atividade.

METODOLOGIAS

A formação englobará sessões plenárias com a realização de comunicações, painéis teórico / práticos, posters, sessões teórico - práticas e encontros com especialistas; Em sessão plenária, a metodologia será a exposição, com auxílio de equipamentos, materiais desportivos, multimédia e / ou outro, promovendo sempre espaços de participação dos formandos; Nos painéis e posters será privilegiado o debate de ideias. Os trabalhos a produzir pelos formandos terão como base os temas propostos no curso de formação.

AVALIAÇÃO

Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho nº 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Critérios de avaliação: ­ Empenho e participação nas sessões – 30% ­ Realização e apresentação de um trabalho individual de reflexão sobre a formação vivenciada – 70%

BIBLIOGRAFIA

Auderreau, Claude “A criança e a atividade física” Amicale EPS, Ed. Patrotribo, Barcelona, 1986Helen M. Eckert (1987) “Desenvolvimento Motor” 3ª edição, Editora Manole, Lda. Universidade CalifórniaLuís Horta (1996) “Nutrição no Desporto” 3ª edição, Caminho Editora.P. Soares, A. M. Aranha, H. L. Antunes ( 2013) “ Relação entre setores de prática desportiva, as modalidades desportivas e o aproveitamento escolar” Motricidade, volume 9, número 3, Vila Real


 

OBSERVAÇÕES

Preço de Inscrição

Sócios da APEF (com quotas regularizadas) – 30€ 

Docentes das escolas associadas do CFAECAAV – 50 €

 Outros participantes: - 80 €

 Pagamento por transferência bancária para o NIB 0035 0123 0006 7384 2309 0. Solicitamos o envio do comprovativo da transferência, para o email apefaveiro@gmail.com Data-limite de Inscrição: 16 de abril

CRONOGRAMA

Sessão

Data

Horário

Duração

Tipo de sessão

1

22-04-2024 (Segunda-feira)

18:00 - 23:00

5:00

Presencial

2

30-04-2024 (Terça-feira)

18:30 - 23:30

5:00

Presencial

3

02-05-2024 (Quinta-feira)

18:30 - 23:30

5:00

Presencial

4

03-05-2024 (Sexta-feira)

19:00 - 23:00

4:00

Presencial

5

04-05-2024 (Sábado)

09:00 - 13:00

4:00

Presencial

6

04-05-2024 (Sábado)

14:00 - 19:00

5:00

Presencial

 

 

FORMADOR

Pedro Fernando Ferreira Lagarto

DESTINATÁRIOS

Professores dos Grupos 260 e 620

RELEVA

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.

ACREDITADO PELO

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

ENQUADRAMENTO

Esta ação tem como objetivo dar resposta às necessidades existentes nos cursos de formação profissional, que no panorama nacional representam já uma elevada percentagem de alunos a frequentar, surgindo por isso a necessidade de coordenar estratégias e metodologias de forma a possibilitar uma melhor abordagem no processo ensino e aprendizagem. A excelência das condições físicas existentes no concelho de Ílhavo, aliada ao elevado conhecimento teórico e prático dos palestrantes possibilitará, certamente, uma atividade inovadora de grande interesse para os participantes.

OBJETIVOS

Conhecer os contextos organizacionais e formas práticas dos vários cursos; Identificar os aspetos diferenciadores de sucesso do processo ensino aprendizagem nos cursos profissionais; Conhecer as várias tendências do mercado de trabalho; Conhecer legislação e regulamentação, funções, responsabilidades no normal desenvolvimento de atividades físicas ou desportivas nos vários contextos; Conhecer o modo de utilização e regulamentação dos materiais e equipamentos conforme o âmbito da atividade proposta.

CONTEÚDOS

1- Os Desportos coletivos e individuais enquanto conteúdo de ensino. As referências fundamentais, nomeadamente nas disciplinas clássicas de Andebol, Basquetebol, Futebol e Voleibol, nos desportos coletivos e individuais ao atletismo e ginástica 2- Referências às modalidades nomeadamente à corrida de orientação em circuito citadino; Minigolfe em várias vertentes de inclusão nomeadamente para cegos; Tag ruby, bicicleta em cidade, Canion, ténis de mesa, jogos tradicionais, atividades aquáticas, tais como o surf, a vela e canoagem; 3- Estrutura formal e funcional, estrutura formal - as regras de jogo e meios táticos de grupos. Sistemas Ofensivos e Defensivos – individuais, zonais e mistos 4- Pressupostos básicos do ensino dos desportos coletivos e individuais; 5- As diferentes formas de abordagem dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC), e Desportos Individuais.; 6- Abordagem centrada no jogo, com recurso a jogos reduzidos 7- Diferentes níveis de jogo no ensino e suas formas de aplicar como lazer e turismo; sobretudo os desportos aquáticos 8- Da aprendizagem motora à animação desportiva – 1º e 2º níveis. Jogo Adaptado (em terreno de jogo reduzido) e também situações simples de adaptação ao desporto aquático. 9- Resolução de problemas básicos: descentralização em relação à bola, ocupação racional do espaço e progressão no terreno de jogo e soluções simples de dar nós e técnicas de manobras de barco à vela. 10- Da animação desportiva à iniciação desportiva – 3º e 4º níveis. Do jogo adaptado (em terreno de jogo formal) ao jogo formal e aplicação também nos desportos aquáticos. 11- Organização curricular do ensino dos Desportos coletivos e individuais; 12- Os Desportos Coletivos e Individuais no desporto escolar e profissional – formas de organização e competição. 13- Conhecer metodologias para o processo ensino aprendizagem das atividades aquáticas; 14- Demonstrar habilidades motoras básicas no deslocamento aquático, usando os dados utilitárias, as remadas e sustentações básicas, os nados híbridos e as habilidades de nado sincronizado; 15- Conhecer e demonstrar habilidades de resgate aquática e no uso de técnicas específicas em águas abertas; 16-Conhecer e abordar o desporto e Turismo de Natureza visa a formação de profissionais capazes de conceber, planificar, organizar e acompanhar programas de Desporto e Turismo de Natureza, com autonomia para enquadrar os respetivos participantes e podendo também colaborar na gestão e controlo de instalações e equipamentos inerentes a esta área de atividade.

METODOLOGIAS

A formação englobará sessões plenárias com a realização de comunicações, painéis teórico / práticos, posters, sessões teórico - práticas e encontros com especialistas; Em sessão plenária, a metodologia será a exposição, com auxílio de equipamentos, materiais desportivos, multimédia e / ou outro, promovendo sempre espaços de participação dos formandos; Nos painéis e posters será privilegiado o debate de ideias. Os trabalhos a produzir pelos formandos terão como base os temas propostos no curso de formação.

AVALIAÇÃO

Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho nº 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Critérios de avaliação: ­ Empenho e participação nas sessões – 30% ­ Realização e apresentação de um trabalho individual de reflexão sobre a formação vivenciada – 70%

BIBLIOGRAFIA

Auderreau, Claude “A criança e a atividade física” Amicale EPS, Ed. Patrotribo, Barcelona, 1986Helen M. Eckert (1987) “Desenvolvimento Motor” 3ª edição, Editora Manole, Lda. Universidade CalifórniaLuís Horta (1996) “Nutrição no Desporto” 3ª edição, Caminho Editora.P. Soares, A. M. Aranha, H. L. Antunes ( 2013) “ Relação entre setores de prática desportiva, as modalidades desportivas e o aproveitamento escolar” Motricidade, volume 9, número 3, Vila Real


 

OBSERVAÇÕES

Preço de Inscrição

Sócios da APEF (com quotas regularizadas) – 30€ 

Docentes das escolas associadas do CFAECAAV – 50 €

 Outros participantes: - 80 €

 Pagamento por transferência bancária para o NIB 0035 0123 0006 7384 2309 0. Solicitamos o envio do comprovativo da transferência, para o email apefaveiro@gmail.com Data-limite de Inscrição: 16 de abril

CRONOGRAMA

Sessão

Data

Horário

Duração

Tipo de sessão

1

22-04-2024 (Segunda-feira)

18:00 - 23:00

5:00

Presencial

2

30-04-2024 (Terça-feira)

18:30 - 23:30

5:00

Presencial

3

02-05-2024 (Quinta-feira)

18:30 - 23:30

5:00

Presencial

4

03-05-2024 (Sexta-feira)

19:00 - 23:00

4:00

Presencial

5

04-05-2024 (Sábado)

09:00 - 13:00

4:00

Presencial

6

04-05-2024 (Sábado)

14:00 - 19:00

5:00

Presencial

 

 

 

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